Skip to main content

Radioterapia

Ambientes acolhedores e seguros, onde o cuidado é especializado e direcionado não apenas para pacientes mas para seus familiares

A Radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico, auxiliando a cirurgia e a quimioterapia no combate a diversos tipos de câncer, inclusive na faixa etária pediátrica. Essa técnica usa radiação ionizante (raios-X) para destruir as células tumorais. Esse tratamento é feito pelos especialistas em radio-oncologia, juntamente com uma equipe multidisciplinar, que cria planos personalizados de tratamento, usa tecnologias avançadas, e administra com alta precisão as doses terapêuticas de radiação, com equipamentos sofisticados, chamados aceleradores lineares.

Atualmente, diversas tecnologias em Radioterapia estão cada vez mais acessíveis aos pacientes, como a Radioterapia de Intensidade Modulada, a Radioterapia Estereotáxica, a Radiocirurgia e a Protonterapia.

Receber um diagnóstico de câncer, tanto para um adulto quanto para uma criança, é um momento muito difícil para o paciente e para os seus familiares. Por isso, deve-se valorizar muito a experiência e o conhecimento para melhor acolher o paciente e seus familiares, e para que a compreensão adequada das dimensões da doença e do tratamento facilite a jornada.

O processo de realização da radioterapia é dividido em etapas. Primeiro, os pacientes fazem exames de imagem, (tomografia computadorizada de planejamento), para descobrir onde o tumor está localizado e se confecciona dispositivos especiais para garantir que os pacientes fiquem imóveis durante o tratamento. O número de sessões de radioterapia depende de cada caso, geralmente ocorrendo por 2 a 7 semanas, diariamente, com intervalo nos fins de semana, para permitir que as células saudáveis se recuperem da ação dos raios-X. A equipe assistencial deve ser extremamente capacitada e profissional, pois a experiência nesse tratamento é fundamental, sempre prezando-se pela qualidade e segurança dos pacientes.

Entre em contato conosco